A plataforma Ocri - Olhares Criativos
Esta plataforma nasceu, no verão de 2024, a partir de uma dissertação no mestrado em Comunicação e Gestão de Indústrias Criativas na Universidade do Porto. É o resultado de um estudo amplo sobre como o artesanato tradicional se entrelaça com as Indústrias Criativas, em Portugal.
Na dissertação, defendo a importância de se perceber a inovação nas práticas do artesanato tradicional e a necessidade de reinterpretar constantemente o património cultural. As recriações são fundamentais para manter as tradições vivas e relevantes tanto para as comunidades locais quanto para cada um de nós.
A plataforma “Ocri – Olhares Criativos” é um espaço onde a tradição se renova através da inovação. Aqui, os artefatos artesanais clássicos são reimaginados por uma visão contemporânea. Nas obras apresentadas e nas histórias contadas dos produtos e artistas, procura-se celebrar o conhecimento, a comunicação, a nova vida dos trabalhos tradicionais e a importância da tradição no mundo atual.
O principal objetivo desta plataforma é promover a interação dinâmica entre a tradição e a inovação no âmbito das artes tradicionais artesanais, destacando a relevância e a diversidade do património cultural português, valorizando os produtores e incentivando a sua reinterpretação e valorização, através das lentes das Indústrias Criativas.
Junte-se a nós nesta jornada enriquecedora pela arte, história e inovação. Explore, aprenda e deixe-se inspirar pelo universo do artesanato português. Venha valorizar e revitalizar o património cultural português com o seu próprio olhar criativo!
Ana Vasco
Quem somos
Alice Duarte
Sou antropóloga, professora da Flup e investigadora integrada do Instituto de Sociologia da UPorto (IS-UP), Grupo de Investigação Recomposições Sociais, Cultura e Território.
Ana Vasco
Jornalista há mais de 25 anos, divido o meu coração entre a África, Portugal e o Brasil. A minha paixão pelo artesanato está registada nesta plataforma.
Manuela Pinto
Sou professora da Flup, doutorada em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais e investigadora integrada do CITCEM-Flup, Grupo de Investigação em Informação, Comunicação e Cultura Digital.
Conheça a nossa pesquisa
Acede ao texto completo da dissertação *Olhares Criativos: Uma investigação sobre a inovação no artesanato tradicional no contexto das Indústrias Criativas* e descobre como a inovação pode ampliar os horizontes do nosso património cultural.