Uma plataforma sobre o artesanato tradicional e as suas reinterpretações

 

Uma aplicação prática da dissertação “Olhares Criativos: Uma investigação sobre a inovação no artesanato tradicional no contexto das Indústrias Criativas”, produzida por Ana Vasco, no Mestrado de Comunicação e Gestão de Indústrias Criativas

Flup – Universidade do Porto

Conceição Messias

Figurado de Barcelos

Conceição Messias

a generosidade na arte e nos gestos

Texto e imagens: Ana Vasco

O olhar sensível de Conceição Messias antecipa os seus toques mágicos que transformam o barro em personagens vivos, santos, demónios e animais burlescos, todos impregnados de doçura. Com 20 anos de experiência na produção do figurado de Barcelos e uma vida inteira de proximidade com o barro, Conceição cria peças reconhecíveis pela delicadeza dos seus traços.

As primeiras peças

A intimidade de Conceição Messias com o figurado teve início na sua infância, quando disputava com os irmãos e primos os pequenos pedaços de barro que sobravam das criações dos artesãos na sua família. Para ela, esses fragmentos eram brinquedos preciosos, ainda que incompletos. O desejo de moldar criações inteiras e de replicar as obras dos mais velhos despertou uma paixão precoce pela modelagem. Conceição queria ter traços próprios.
Aos 16 anos, ela começou a trabalhar com a cerâmica e a dedicar-se a uma produção padronizada e industrializada. O seu ingresso no artesanato, em 2004, representou um retorno às raízes e a conquista gradual de uma liberdade criativa nos seus trabalhos. Desde 2018, Conceição Messias dedica-se integralmente à arte do barro.

Sem rosto feito

No seu trabalho artístico, as peças certificadas do figurado de Barcelos sobressaem como o elemento principal entre os robustos casais de bonecos africanos, as representações de madeirenses ou as enigmáticas figuras sem rosto, que povoam presépios ou repousam isoladas nas prateleiras do seu ateliê. Estas últimas, mais abstratas, presentes de interpretação livre, exemplificam a generosidade intrínseca do trabalho de Conceição. “Uma senhora de uma loja onde eu vendia o meu artesanato perguntou-me por que algumas das minhas peças não tinham rosto. Respondi que preferia fazê-las assim, para que as pessoas pudessem imaginar o que quisessem nelas. A pedido dela, fiz algumas peças com rosto, mas a senhora confessou que passou a preferir as que não tinham”, explica a artesã.

Assim como os seus primeiros brinquedos, moldados a partir de restos de barro, as peças sem rosto “feito” – como completa Conceição ao citá-las –, convidam quem as observa a projetar as suas próprias emoções, experiências e interpretações. Essas pequenas figuras, embora sem certificação, complementam as tradicionais peças do figurado de Barcelos, explorando novas possibilidades de expressão artística contemporânea.

Arte e vida renovada

Conceição sabe dar valor ao tempo, que lhe escapa rapidamente durante o meticuloso e introspetivo processo criativo, feito em etapas, frequentemente intercaladas com responsabilidades pessoais, como os cuidados com o pai centenário e os sogros. Apesar de ter muitas responsabilidades, Conceição sempre encontra momentos para participar em feiras e realizar workshops que estimulam a criatividade das novas gerações.
A relação entre a arte e a vida de Conceição Messias revela uma generosidade sincera, que vai do tempo doado até às obras que podem ser completadas pela imaginação de quem as vê. O figurado de Barcelos perpetua-se e é enriquecido pela sensibilidade desta artista.

0

Conceição Messias

Largo da Igreja, n.º 30 - Galegos São Martinho - Barcelos

+351 938 578 677

error: Conteúdo Protegido - Protected Content
Skip to content